13 de outubro de 2010

Da caixa Nestlé que está embaixo da minha cama.




O Ministério das Pessoas Emocionalmente Instáveis adverte: O Dia das Crianças pode causar nostalgia em excesso e, em alguns casos mais graves, lágrimas manchando fotografias velhas. Este ano não foi diferente.

Da caixa de Nestlé que se encontra debaixo da minha cama retirei gravuras amareladas de pessoas e animais que, noto com surpresa, grande parte já se foi. Ali há também um vestido e lenços de seda, que abrigam a fragrância familiar de batom e ternura de minha avó. As coloridas embalagens amassadas que presenciaram momentos inesquecíveis se insinuam pelo reflexo embaçado do espelho quebrado. E as bijuterias, de tão cheias de significados, descansam sobre desenhos desconexos, conscientes de que já estão pesadas demais para serem carregadas em pescoços e dedos.


Esta caixa me lembra... Quando eu era criança gostava de:

Caçar borboletas e soltá-las depois.

Colecionar adesivos e pedras multicoloridos.

Realizar a proeza de ler um livro ao contrário.

Me esconder debaixo de travesseiros e moletons.

Rabiscar algo imperceptível na parede ou na madeira.

Assistir aos animes gravados em fitas-cassete com o meu tio.

Crer que o mundo antigamente era em preto-e-branco por causa dos filmes.

Admirar meu pai durante horas enquanto ele vestia o jardim com flores.

Falar "por quê?" para todos os fenômenos, objetos e palavras.

Tentar cortar minha franja sozinha por medo do cabeleireiro;

Tentar acampar no quintal;

E assegurar uma grande fuga para o mar caso alguém me magoasse.

(Mas um imprevisto chamado "Mãe" me impedia de pôr todas estas idéias em prática.)


Já falei um pouco sobre minhas memórias e a gora eu quero saber sobre as suas. Neste Dia das Crianças muitas pessoas já o deixaram de comemorar. Porém, ainda há uma criança, mesmo que escondida - imóvel - embaixo de camadas de pó, dentro de cada um de nós. Eu sei. Porque eu ainda acolho uma.


Então, amigo. O que marcou a sua infância?


16 comentários:

  1. Ah, que honra ser a primeira a comentar! Bem, Mar. Minha infância me trás muitas, muitas lembranças, mesmo. Gostava de passar a tarde sentada na porta, vendo o sol tranformar tudo em sombras frescas. De chupar leite condensado num saquinho decorado que vendia no supermercado. Gostava de ouvir rock com o meu pai, nas raras vezes que o via. Minha paixão era ir à praia, apenas para olhar o mar, aquilo me fascinava. Também gostava de assistir Hey Arnold, Kenan e Kel (sim, Kenan e Kel, rs)... E tenho uma caixinha de lembranças. É em forma de coração, e tem desenhos de velhos amigos, cartas, bilhetes, fotos antigas, fotos de gente que eu não conheço, recortes e objetos importantes. Gosto de me sentir nostálgica, ás vezes. E eu simplesmente adorei essa reflexão que você fez eu ter agora. Lembrei de muita coisa, que já não lembrava há tempos! Obrigada, Mar.

    ResponderExcluir
  2. Amei seu post.
    Sincero, marcante e nostálgico.
    Meu Deus, quanto eu não tenho da minha infância... que saudade... e sim, lágrimas vem a tona sem eu deixar.
    Brincar na terra fazendo vasinhos de flores em copos... isso que me lembro.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post. Tenho muita nostalgia, e esse texto me fez lembrar de coisas que eu nem me recordava, como deitar com as pernas pra cima na parede; fazer do meu quarto um reino de bonecas, com direito cama, cozinha, jardim e etc; andar de patinete; ter uma banda cover do RBD e jurar que um dia faria sucesso; lanchar todo o santo dia nescau e biscoito de leite; brincar de garrafinha; encher balões d'água com a minha prima e fingir que eles eram nossos filhos; tocar a campainha dos vizinhos e sair correndo...enfim, só queria voltar um dia e fazer tudo de novo! Feliz saudoso dia das crianças pra ti =)

    ResponderExcluir
  4. A disney.
    80% das minhas lembranças são relacionadas aos filmes que eu via e eu imitando-os.
    Quando eu tinha 3 anos, eu colocava um lençol no pescoço e fingia que era a Rainha Má da Branca de Neve.
    Eu sempre adorei fingir ser alguma coisa, me vestir de alguma que coubesse ao personagem. Ah, e assim, fiz muitos trapos pras minhas bonecas, que eu chamava de roupa.
    E fazer casinhas com móveis em miniatura comprados na loja de R$1,99.
    Joguei bastante videogame, mas nem tanto assim pra marcar....

    ResponderExcluir
  5. Ai adorei o post, realmente quanta nostalgiiia! Como sinto saudades da minha infância, quanta coisa boa aconteceu (:

    Gostei daqui, vou voltar mais vezes e te seguir!

    Beijinho :*

    http://tudo-imprevisivel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Estava ansiosa por outro post seu. Ficou sumida um tempo e voltou em um dia um tanto quanto nostálgico, ham?! Rs,
    Eu gostava, ou talvez ainda goste de: tomar banho de chuva ou mangueira. Abraços. Me lambuzar com sorvete. Jogar pedrinhas no lago. Conversar com amigos imaginários. Pular corda. Assistir Chiquititas (sim, eu amava *-*). Bom, tantas coisas que até complica enumerá-las.
    Você me fez feliz hoje. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Minha infância era tão deliciosa! Se eu pudesse voltar no tempo seria para lá, e não faria diferente de jeito algum.
    Pularia de muros altos para cair e rolar em montes de terra, brincaria no pneu pendurado na árvore, subiria em uma, soltaria pipa milhares e milhares de vezes. Jogaria o maldito Dynavision dos meus primos de novo. Correria descalça no chão fervente do asfalto, desceria no posto para comprar sorvete escondido da minha avó.
    Leria mais Pedro Bandeira e gibis da Turma da Mônica. Assistiria mais DragonBall Z, comeria kilos de miojo de tomate. Ajudaria meu avô na horta dele. Assistiria milhões e milhões de vezes os mesmos filmes da Disney....Voltaria a viver a época mais gostosa da minha vida.

    Muito legal o seu post. Aliás, minha vontade era tanta de acampar no quintal, ou até fugir de casa....
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Hello Mar =D
    Estou de volta a ativa heheh, e estava com saudade de ler seus belos textos, uma coisa que marcou muito minha infância foram os tombos de bicicleta husidhauidhaiu, hilários rsrs
    Beijos, e você está meio sumida, assim como eu. Volte a ativa, escreva um pouco, tente se livrar da rotina, vai te fazer muito bem (=

    ResponderExcluir
  9. Quando eu era criança, eu adorava dentes-de-leão, fazer bolhas de sabão, cantar (pois eu sonhava em virar uma rockstar), desenhar, andar no meu triciclo, montar quebra-cabeças, brincar de casamento, brincar de pega-pega, pular os degraus de uma escada de dois em dois e quando me encontrava em um quarto escuro, fugir dos monstros e dar risos de vitória ao sair do quarto ilesa.
    Ah Mar, eu fiquei imaginando cada itém que você mencionou dentro da sua caixa Nestlé.

    ResponderExcluir
  10. Eu tinha uma mania que carrego comigo até hoje, deitar com o travesseiro em cima da cabeça e por cima de tudo o edredon e ficar pensando na vida, é são coisas estranhas.
    Carrego comigo também a minha paixão por cavalos que eu adquiri quando era criança e passava as férias no sítio da minha avó.
    A paixão pela leitura também vem desses tempos, lembro-me que meu pai contava histórias para mim antes de dormir, e comprava gibis toda semana, tenho uma coleção deles.
    Gostava de pegar aquelas formigas içá (aquelas vermelhas, grandes e bundudas, sabe?), eu cortava a antenas delas e coloca para brigar, elas sem sentido iam uma comendo a outra. Eu sei, fui uma criança malévola.
    A sua caixa me lembrou uma que eu tenho, onde eu guardo as coisas mais importantes para mim, aliás, espero um dia ter uma lembrança tua dentro dela também.
    E ah, só para avisar, eu mudei o endereço do blog, agora é esse: http://bosquecortex.blogspot.com/
    Beijo Mar.

    ResponderExcluir
  11. Olá :) eu sou moradora do blog eu-sou-mesmo-uma-princesa.blogspot.com, e através de outros blogs que sigo cheguei ao teu! Tenho imensa roupa e bijuteria minha que estou a tentar vender a preços que podem ir de 1 euro a 10 euros, dependendo da marca da roupa e do estado em que ela está, são casados, tops, calças (por ex. umas da pepe jeans que foram usadas durante 2 meses se tanto!). Moro em Lisboa e aceito combinar-se um lugar para levar as coisas caso queiras ou conheças alguém que queira comprar. Se estiveres interessada deixa o teu email no meu blog e eu mando-te fotografias das coisas que estou a vender. Há coisas de todos os estilos e tamanhos, beijinho e continuação de boa escrita! =D

    ResponderExcluir
  12. Oi. Ahm, bem-vinda ao meu blog então, querida. *-*
    Fico muito muito muito feliz de saber que está o acompanhando, e que está gostando. Troquei a cor do fundo, espero que tenha ajudado. (:
    Adorei o seu blog também, estou seguindo.
    Escreves muito bem.. Parabéns.

    ResponderExcluir
  13. Também acreditava que o mundo era preto e branco, pelos filmes e fotografias.

    ResponderExcluir
  14. Minha infância foi marcada por inveja dos meus coleguinhas que moravam em condomínios fechados e tinham com quem brincar, enquanto eu me trancava com minhas bonecas e passava tardes conversando com elas.
    Até que tenho saudades de me fantasiar e querer sair de casa vestida de cigana ou princesa (mas minha mãe sempre me impedia).

    ResponderExcluir

Sinestésicos.