3 de maio de 2010

Feliz dia do Sol!



Apesar das nuvens estarem com ciúmes e cobrirem o céu hoje, bem sei que você está aí. Parabéns, Sol, pelo seu dia, que não é tão difundido por aí, porém é sincero (sem consumismos ou feriados, por isso mesmo é bem mais fatídico). Assim como a água, sem você – desculpe a frase clichê – não haveria vida. Consequentemente eu não existiria, assim como a luz, os dias na sorveteria, as minhas amigas, a beleza das fotografias, o cheiro das rosas, o gosto do sal, os pássaros cantando, a chuva caindo, o livro lido, o bolo de chocolate saboreado, as cores gritantes. Eu não conheceria a força do vento contra a minha pele, o chão aquecido, o farfalhar das folhas dos cadernos dos alunos, a voz da minha mãe, o formato das nuvens, amor platônico e o correspondido.

Claro que às vezes (ok, quase sempre) não nos damos lá muito bem – o verão e o calor que o digam! –, mas a nossa relação até que não é muito conturbada. Você vem me visitar todos os dias e, quando posso, observo a sua ida para algum lugar desconhecido do mundo. Às vezes sinto ciúmes em imaginar quantas pessoas o notam e às vezes tenho raiva das que ignoram sua existência porque caíram na armadilha da rotina. Mas uma coisa é certa:

Acho-o um tremendo sortudo por você vê-las todos os dias.

Que você continue a inspirar os poetas e os anônimos, os apaixonados e os frustrados, as crianças e os velhos, os governantes e os astrônomos, os nostálgicos e os ansiosos, os jovens e os adultos, os sonhadores e os realistas. Porque, Sol, você ainda viverá muito e mostrará que és tão belo quanto a Lua ou as outras estrelas.

3 comentários:

  1. Como tu mesma disse, não tenho uma boa relação com ele no verão, na verdade não é que eu não goste dele e sim do calor excessivo que faz nessa estação. Fora isso, eu e o Sol temos uma relação super agradável, ontem e hoje mesmo li na varanda a luz do sol. Porém, tenho que confessar que quando o mesmo aparece em dias frios, tenho um amor enorme por ele. É isso aí, parabéns para ele que tem a sorte de iluminar todo esse mundo e ter um dia só para ele sem comemorações comerciais. Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  2. Para falar a verdade, nos meus piores dias, lá está o sol, para me aquecer. É realmente reconfortante. Ele me traz tal energia que me dá uma sensação de bem-estar. Não sei bem explicar. Pensando bem, eu amo o sol. haha :)

    ResponderExcluir
  3. Thais e Marina

    Ler na varanda é o que há! O sol é mesmo tudo de bom, e eu sou mais apegada ao frio também. As roupas são mais confortáveis no frio. Né, ele está ali todos os dias, nos passando energia. Obrigada pelo comentáriod e vocês, quero comentar nos seus blogs também. Já li boa parte :)

    ResponderExcluir

Sinestésicos.